Por:Flavia Paiva
Chá Bar | Chá de Panela | Novidades
set 2015
Em julho de 2015 realizei meu chá de Barnela e contei com a presença de amigos e familiares próximos.
Como quase toda noiva, às vésperas do casamento, contava com um orçamento reduzido, mas muita vontade de ter um lindo resultado. Moral da história: muita mão na massa!
O foco foi a mesa de doces que adoro organizar desde que me entendo por gente. – Quando criança pedia minha mãe para cuidar dessa parte e sempre dava meu jeitinho de esconder as melhores guloseimas abaixo das bandejas para o dia seguinte, mas isso é outra história… Hahaha
O espaço era o mesmo da festa de noivado, mas a decoração foi bem diferente. As cores escolhidas para a decoração foram vermelho, rosa e branco para dar o ar romântico que tanto gosto e combinar com a ocasião.
Para o fundo da mesa fiz um mural com franjas de papel crepom, uma técnica super fácil e incrivelmente barata que ensino em vídeo no nosso canal no youtube aqui: Mural de franjas para decoração de festas.
Os docinhos tradicionais brigadeiro, casadinho e moranguinho, encomendei em uma doceira que recebi indicação com ótimo preço e super saborosos. Os outros dei um toque pessoal com ajuda de itens da lojinha. Apesar do resultado não ter ficado com ar profissional, achei tudo um mimo e faria denovo e denovo.
Os biscoitos decorados, fiz com a receita que já passamos anteriormente (inclusive servi no noivado, cortados com o amado cortador de passarinhos) e dessa vez, utilizei os cortadores no formato de coração, também da lojinha.
Para caprichar no acabamento, comprei pasta americana em uma loja de artigos para confeitaria e separei em 3 partes, tingindo com corante comestível uma de rosa, outra de vermelho e mantendo a terceira branca.
Com os biscoitos assados e a pasta colorida e sovada, basta derreter um pacote de gelatina incolor como manda a embalagem, espalhar com um pincel na superfície de cada um e em seguida, posicionar a pasta americana como desejar. A gelatina serve como uma cola e garante que, mesmo após a massa secar ela estará fixada.
Para a decoração, coloquei meu noivo para trabalhar enquanto me ocupava de outros itens e deixei com ele marcadores de letras e números e mini cortadores de coração da loja Eu Faço a Festa, claro rss.
Se você nunca se aventurou com pasta americana, te dou todo o apoio para começar e soltar a criatividade com biscoitos decorados. É super divertido e relaxante. Quem sabe até uma atividade para fazer com as crianças?
Queria os chocolates também decorados, então usei a forma de silicone de coração (já sabe de onde né?) e testei uma idéia que havia visto na internet há séculos.
Coloque os confeitos no fundo da forma, cubra com chocolate derretido, leve ao freezer por cerca de 10 minutos para total endurecimento do doce e desenforme com cuidado.
Para os chocolates, a dica é não bater a forma, como muitos fazem para evitar bolhas de ar. Ao bater, você acaba misturando os confeitos com o chocolate e o resultado não fica perfeito – Confesso que demorei algum tempinho para pegar o jeito, mas depois deu tudo certo.
Os Marshmallows ganharam um post próprio e vídeo com o passo a passo. Para ficarem mais delicados, ao invés de espetinhos, usei canudos de papel, que você encontra aqui.
Para fechar as guloseimas, balinhas no formato de coração dispostas em um pote de vidro transparente e também em mini baleiros que comprei diretamente de um distribuidor, mas que certamente você encontra na internet.
A Gabi, que havia mandando uma receita de bolo que fez para o aniversário da amiga, depois de ver minha reação, me prometeu um para o chá, mas acabou fazendo dois rss..
O passo a passo é o mesmo que ela havia mandado (aqui) e só fez adaptações na receita para que ficasse um bolo de cada sabor. Os que escolhi foram: bolo branco com recheios de brigadeiro preto e branco e bolo de chocolate com recheio de coco (prestígio).
Usei meus suportes espelhados que adquiri assim que chegaram na lojinha, para dar altura e o devido reconhecimento que os bolos mereciam.
Ainda na decoração, fiz bolas de rosas de papel crepom – também vem passo a passo – e, ao final, utilizei as rosas que sobraram para decorar o mural, amarrando com fio de naylon e colocando dentro de gaiolinhas decorativas.
Para fechar a mesa, um buquê de rosas naturais nas cores da decoração e outros dois vasinhos que comprei no mercado de flores e penas rosas e vermelhas que eram leques. Adquiri em uma casa de festas, desmembrei os leques e espalhei as plumas na mesa.
Minhas amigas organizaram umas brincadeiras rápidas e a diversão foi garantida, sem passar da conta.
Outra facilidade foi a lojinha no local, que é um serviço que já desenvolvo em Belo Horizonte nos chás de casamento e não poderia faltar no meu.
Nele, os noivos escolhem o que desejam ganhar e no dia vamos com os produtos para vendas no local. Cada convidado escolhe com o que deseja presentear e o item já ganha uma embalagem e cartão personalizado antes de ir para a pilha. O resultado? Tá ai: muitos utensílios e o dobro de felicidade!
Para saber mais sobre o serviço acesse o post ou entre em contato: loja@eufacoafesta.com.br.
E pra quem ainda tem dúvidas sobre fazer ou não o chá de casamento, posso definitivamente garantir que é pura diversão, os convidados entram no clima do casamento e é um momento cheio de boas energias e descontração.
Não é necessário gastar rios de dinheiro para fazer uma decoração charmosa e personalizada. Se for preciso, vale pedir para os convidados levarem o que for beber, arcando apenas com os comes e reduzindo ainda mais os custos.
Se precisar de uma forcinha para calcular a quantidade ideal de comidas e bebidas, acesse nossa ferramenta e faça o cálculo automático, aqui.
Para ficar por dentro das novidades, siga-nos no instagram @eufacoafesta, em nosso canal do youtube e em nossa página no facebook, clicando aqui.