07 Formas de homenagear entes falecidos em casamento

Homenagem a entes falecidos

Por:Flavia Paiva
Casamento | Novidades

26

abr 2016

Homenagem a entes falecidos

Homenagem a entes falecidos

O casamento é um momento único e ouso dizer que, (salvo o nascimento de filhos, acredito) é a data mais importante na vida de uma pessoa.

Casar é unir sua vida à de outra, é mudar hábitos e passar de 1 para 2, aprender a dividir, amar e respeitar as diferenças, é iniciar um novo ciclo.

E por essas e outras, as emoções ficam à flor da pele nos momentos que antecedem a celebração e no grande dia. Ter a família e amigos ao lado é uma grande alegria e a presença deles demonstra apoio e amor.

Quando algum ente querido já não está mais entre os convidados e já partiu pra outro plano, sua falta é inegável. Devido a isso, criaram-se formas delicadas de homenagear entes falecidos em casamentos.

Se este infelizmente for o seu caso, e não puder contar com a presença de alguém especial em sua cerimônia, este post é pra você.

Junto aos meus sentimentos, deixo aqui inspirações para transformar esse vazio em algo que te faça sentir tal presença de certa forma.

 

01- Camafeu no buquê ou foto na lapela

Ter um camafeu no buquê é a forma mais comum e talvez a mais sutil de homenagear parentes falecidos em casamentos e representar a falta que eles fazem.

Principalmente em casos de pai da noiva ou acompanhante que ela teria, ter uma foto ou mensagem afixada ao buquê é um jeito delicado e sensível de mostrar que o mesmo está sendo lembrado e que seu lugar não é substituível.

camafeu com mensagens para buquê

camafeu com mensagens para buquê – Fotos: etsy

buquê com foto para casamento

buquê com foto para casamento – Foto 1: intimateweddings / Foto 2: intimateweddings

Como extensão desta ideia, carregar a foto na lapela foi uma forma encontrada para que os noivos também demonstrassem seus sentimentos e saudações no grande dia.

Particularmente prefiro itens menores e mais delicados para um visual menos poluído, como uma espécie de medalhinha ou mini camafeu, mas as inspirações estão aí.

foto na lapela do noivo

foto na lapela do noivo – Foto 1: onewed / Foto 2: marthastewartweddings

 

02- Altar ou mural com fotos

Criar um cantinho como um altar ou mural com fotos é uma alternativa visível para que todos os convidados possam reverenciar os parentes que os noivos gostariam que estivessem presentes.

Fotos de parentes no altar de casamento

Fotos de parentes no altar de casamento – Fotos: intimateweddings

Também é uma ótima oportunidade para escolher bons momentos daqueles que partiram e criar um toque saudosista e alegre ao mesmo tempo.

Se você optar por fazer um mural com as fotos, uma opção é colocá-lo próximo ao livro de assinaturas, simbolizando que aqueles lembrados de certa forma estão presentes na comemoração.

mural com fotos de falecidos em casamento

mural com fotos de falecidos em casamento – Foto 1: intimateweddings / Foto 2: gabrielryan

 

03- Potes com fotos

Assim como no caso anterior, do altar com fotos, as imagens representam lembranças e eternizam momentos vividos.

Ao serem colocadas em potes de vidro ou garrafas, elas ganham um ar vintage e transmitem a sensação de literalmente guardar aquela memória de todos felizes.

fotos de parentes em potes

fotos de parentes em potes – Foto: stylemepretty

 

04- Velas e itens decorativos com mensagens

As velas trazem luz, calor e energia. Freqüentemente são acesas para os que já não pertencem aos vivos, como forma de homenageá-los, ou em prece por suas almas.

Aderir mensagens personalizadas às velas é uma alternativa totalmente condizente com a atmosfera romântica dos casamentos e com o que elas representam, transmitindo paz, amor e renovação.

Escolha um texto preferido ou escreva mensagens personalizadas.

objetos decorativos para homenagens em casamentos

objetos decorativos para homenagens em casamentos – Foto 1: foundrentals / Foto 2: Pinterest

Objetos e adornos também podem ser personalizados com o intuito de homenagem e podem ser confeccionados de acordo com a decoração escolhida. Depois eles ainda podem ir direto para o novo lar do casal e fazer parte do dia a dia.

plaquinha para homenagem

plaquinha para homenagem – Foto: Pinterest

Na foto acima um texto que achei fofo (e ainda rima) em inglês: “We know you would be here today… If heaven wasn’t so far away”.

Traduzindo a ideia de uma forma que rime também em português e transmita a mesma meiguice, pensei em algo assim: “Sabemos que você estaria aqui neste instante…Se o céu não fosse tão distante” (Owinnh…)

 

05- Balões com mensagens

balões para homenagear entes falecidos

balões para homenagear entes falecidos – Foto 1: christopherjmorrisseyfoundation / Foto 2: pinterest

Esse tópico pra mim é o mais emocionante e não consigo falar sobre ele sem contar um pequeno caso.

Balões de gás hélio tem um significado muito especial em minha família quando relacionado à morte de entes queridos. Meu irmão, quando pequeno, em uma ida ao parque tinha ganhado um balão do pato Donald poucos dias após meu avô falecer e, enquanto eu e minha irmã tínhamos dado uns 500 nós no fitilho dos nossos, amarrando-os em nossos pulsos para garantir que não escapassem, ele simplesmente soltou o seu e deixou voar.

Ao contestá-lo sobre sua suposta ‘lerdeza’ meu irmão disse que havia feito de propósito, que estava enviando o balão ao vovô para que ele não ficasse sozinho no céu. Depois disso ficamos vendo o balão subir, até sumir no ar.

Mais recentemente fizemos uma homenagem, cada um com um balão para alguém que faz muita falta e, da mesma forma, ficamos vendo nossos votos, sentimentos e esperanças subindo rumo ao céu.

Certamente esta seria a minha opção preferida entre todas em meu grande dia, mas ao tempo em que adquiri maior consciência ecológica, fiquei pensando sobre a agressão que soltar balões teria sobre o meio ambiente e acabei ficando com a primeira dica.

Se você, além do ecologicamente correto, ainda optar por essa alternativa, uma dica é escrever mensagens nas bexigas de gás hélio antes de soltá-las.

 

06- Lugar reservado

lugar reservado para falecidos em casamento

lugar reservado para falecidos em casamento – Foto 1: weddingchick / Foto 2: ohlovelyday

Reservar um lugar na cerimônia e não deixar que ninguém o ocupe, é também sinalizar o quanto você desejaria que aquela pessoa estivesse ali e o quanto sua posição é insubstituível.

Para fazer isso você pode utilizar algum item que representasse a mesma ou simplesmente colocar uma plaquinha de ‘reservado’ com alguns dizeres.

 

07- Agindo conforme o ente gostaria

Nem toda ausência precisa ser triste e, caso o parente falecido fosse festeiro e alegre, uma forma divertida de homenageá-lo é pedir aos convidados que ajam como ele gostaria que fosse.

Seguindo atitudes

Seguindo atitudes – Foto: stylemepretty

Neste caso, vale pedir que dancem em memória, que façam um brinde ou até, como na foto, oferecer charutos para saudar o parente.

 

Espero que você encontre entre as opções descritas a sua preferida e que a homenagem feita, possa de alguma forma abraçá-lo e deixá-lo mais confortável com tais ausências em seu grande dia.

Se lembrou de outra forma que me esqueci de mencionar, ou se também tiver um caso que explique sua escolha favorita, por favor, deixe seu recado nos comentários, vou adorar receber.

Beijos!

Para ficar por dentro das novidades, siga-nos no instagram @eufacoafesta, em nosso canal do youtube e em nossa página no facebook, clicando aqui.


Compartilhe:

Showroom em BH / MG. Atendimento com hora marcada.

(31) 99199-9700

faleconosco@eufacoafesta.com.br