Massa filo x Massa folhada

Massa filo x massa folhada

Por:Flavia Paiva
De tudo um pouco | Novidades

05

out 2015

Massa filo x massa folhada

Massa filo x massa folhada

Foto: epicurious

A dúvida entre as diferenças da massa filo e da massa folhada é recorrente e, assim sendo, decidimos fazer este post para esclarecer melhor e deixá-lo confiante para escolher a massa que melhor se encaixa no que procura ao fazer salgados e petiscos.

A massa filo tem o seu nome derivado do grego phyllo, que significa folha. Assim como sugerido na nomenclatura, a massa é finíssima e é aberta com rolo até ficar quase transparente.

Seu preparo consiste em uma mistura de farinha, água, sal e pouquíssima gordura. Em algumas versões utiliza-se um pouco de vinagre também.

Por ser extremamente delicada, muitas pessoas possuem dificuldade em seu preparo e em atingir a textura correta. Se você procura praticidade, o melhor é comprar pela massa pronta em grandes supermercados.

Diferença entre massa filo e massa folhada

As duas massas podem receber recheios doces ou salgados e serem utilizadas no preparo de tortas, pasteis, tarteletes, rolinhos e muitos outros.

Na falta de uma massa, você pode até improvisar utilizando o outro tipo, mas deve ter consciência de que as duas são bastante diferentes e o resultado poderá ser afetado tanto no sabor quanto no visual.

A massa filo como descrita anteriormente, é super fina e é uma versão mais ‘light’, ideal para quem está de dieta e não quer abusar.  Sua utilização consiste em mesclar camada de massa e pincelar com gordura – manteiga, óleo ou azeite e até spray de cozinha para resultados mais saudáveis.

Massa Filo

Massa Filo

Para atingir o efeito folhado com a massa filo, é necessário sobrepor várias camadas, intercaladas.

Já a massa folhada possui espessura bem maior que a anterior e exige apenas uma camada de massa para obter o resultado desejado.

Massa Folhada

Massa Folhada

As duas massas são encontradas em supermercados e são vendidas congeladas.

Para utilizar a folhada, deve-se esperar atingir temperatura ambiente e abrir com um rolo sobre uma superfície lisa.

A massa filo também é utilizada em temperatura ambiente e, deve ser manuseada com cuidado por quebrar com facilidade. Como a mesma resseca facilmente, deve-se sempre manter a parte que não está sendo usada coberta com um plástico.

Após descongelados, os dois tipos de massa devem ser mantidos em geladeira e sua validade à partir de então é de 1 semana ou um pouco mais.

Enquanto a filo exige mais cuidados na montagem, a folhada é de manuseio teoricamente mais simples, porém seu sabor e texturas são mais pesados que a concorrente, com um sabor mais gorduroso e amanteigado, enquanto a primeira é mais leve e delicada.

Diferença entre massa filo e massa folhada

Diferença entre massa filo e massa folhada

Foto1: Aplicação de massa filo teaspoonsf / Foto2: Aplicação de Massa Folhada cookingchanneltv

Diferença entre massa filo e massa folhada

Diferença entre massa filo e massa folhada

Foto1: Aplicação de massa filo dinner-mom / Foto2: Aplicação de Massa Folhada taste

Sabendo as principais diferenças, cabe a você agora escolher a que melhor se encaixa nas expectativas, arregaçar as mangas, preparar receitas deliciosas e ‘fazer a festa’!

Ainda ficou com alguma dúvida sobre as utilizações ou tem alguma dica esperta que nos esquecemos de levantar? Fala com a gente, vamos adorar te ouvir!

Em nossa loja temos alguns itens para lhe ajudar a ter um resultado perfeito na utilização das duas massas como: cortadores de biscoito, forma para mini pastéis, rolo de massa e muitos outros, confira opções para incrementar suas apresentações aqui.

Para ficar por dentro das novidades, siga-nos no instagram @eufacoafesta, em nosso canal do youtube e em nossa página no facebook, clicando aqui.


Compartilhe:

Showroom em BH / MG. Atendimento com hora marcada.

(31) 99199-9700

faleconosco@eufacoafesta.com.br